Íris e gêneros

01 de Janeiro de 2020 - 13h22
Dr. Clodoaldo Pacheco

O gênero humano é a revelação ao mundo da nossa casa interior, do nosso mais profundo sentimento de segurança e inseguranças.

O gênero humano nos revela nossas energias, nossa constelação familiar, nossa sexualidade pura e verdadeira que nos coloca nu diante da vida, onde encontramos nossa verdadeira identidade e vencemos nossos medos mais profundos.

"Quem conhece os outros é um sábio, quem conhece a si mesmo é um iluminado"
Lao Tze

Leia Mais

Compartilhar

Saúde mental e situação financeira. Qual a relação?

17 de Dezembro de 2019 - 10h02
Alexandrine de Almeida Pereira

Caro leitor, atuante da área da saúde ou não, sabia que em média 70%* dos inadimplentes sofrem de ansiedade, depressão e outros distúrbios, por não conseguirem pagar suas dívidas? Você sabia que mais de 80% da população brasileira não sabe o que fazer quando o assunto é dinheiro e que sofrem grandes prejuízos por não entenderem o básico de finanças? Isso é um dos grandes motivos de briga de casais, separações conjugais, ansiedade, estresse, depressão e outros diversos distúrbios psicológicos.

A situação financeira tem relação direta com a saúde mental. Precisamos nos conscientizar da importância deste tema para ajudar a nós mesmos e as pessoas com as quais nos relacionamos ou atendemos.

Leia Mais

Compartilhar

Transtorno distímico: A depressão que nunca acaba

18 de Novembro de 2019 - 15h18
Alba Faria

Aos 8 anos de idade, um garotinho presencia o assassinato de seus pais por um assaltante e, ao contrário do que se poderia esperar, o herói que surgiu pela dor da perda nunca se recuperou. Podemos observar que o trabalho de luto do herói mais atormentado dos quadrinhos não se extinguiu, e, talvez por uma predisposição patológica o jovem Bruce Wayne tenha se enveredado por uma eterna melancolia. A sucessão de traumas em sua história e a busca por alívio na vingança contra tipos criminosos geradores da perda e de sua angústia deixou para Batman como sequela alguns possíveis transtornos, dos quais podemos citar o Transtorno Depressivo Persistente ou Transtorno Distímico.

Somente na década de 80 a ciência concluiu que a Distimia não se tratava de um distúrbio de personalidade, e hoje afeta cerca de 16% da população, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A Distimia já era descrita nos primeiros tratados de medicina. Sua etimologia deriva-se do grego Dis (anormal) e Timia (Thimos=órgão/ânimo). Segundo a classifi cação internacional de doenças (CID-10) OMS 1993, o transtorno distímico é caracterizado como uma depressão duradoura que se dá de maneira insidiosa na infância, e dura, às vezes, indefinidamente.

Leia Mais

Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar