Desafios para uma vida plena livre de fatores estressantes

14 de Fevereiro de 2016 - 14h18
Helga Silva Dockhorn

Como o estresse é uma resposta fisiológica automática do organismo frente ao perigo iminente, real ou imaginário, que prepara o corpo para luta ou fuga, logo, podemos afirmar que ele integra o dia a dia das pessoas. Vivemos submetidos à ação de muitos agentes desencadeantes, tais como dificuldades financeiras, problemas no âmbito profissional, trânsito violento, criminalidade, conflitos, mortes, tragédias, tudo gera ansiedade, tristeza, desmotivação e causam muito mal à saúde. O estresse existe há tanto tempo quanto o homem. Nos tempos bíblicos, sacrifícios eram oferecidos para combatê-lo. Shakespeare referiu-se a ele com frequência. Na História, verificamos que muitas pessoas procuraram ajuda por meio de terapias (PERKINS, 1995).

Leia Mais

Compartilhar

Terapia Flor de Íris: a crise de identidade ao encontro da auto-estima

25 de Janeiro de 2016 - 09h11
Simone Barbosa Costa Oliveira

A construção da identidade pessoal, considerada uma etapa importante para a evolução do indivíduo, implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir na vida. Sendo esta, uma concepção de si mesmo que compõem valores, crenças e metas com as quais o indivíduo está comprometido. No decorrer dos tempos isso tem tomado outros rumos, esta construção está passando por uma crise de identidade limitando a uma percepção maior de suas semelhanças e diferenças com os demais. A pós-modernidade, então, tem sido uma problemática da modernidade evidenciada pela relação entre os sujeitos e os transes transculturadores produzidos pelo crescente acesso ao domínio virtual, construindo um (neo)colonialismo no interior da sociedade.

Leia Mais

Compartilhar

Stress e suas ações sobre os seres humanos

20 de Janeiro de 2016 - 17h50
Rafael Azambuja Gonçalves

STRESS”: Uso do termo “stress” foi usado para definir as tensões experimentadas pelos organismos vivos em sua luta para se adaptar aos ambientes em constante mudança. Uma das maiores descobertas de Selye foi que o hormônio do estresse, o Cortisol, tinha um efeito a longo prazo sobre o coração de ratos. O cortisol é considerado como o maior responsável na conexão estresse-doença, apesar de ele ter uma função importante na nossa luta contra as ameaças.

Conjunto de reações do organismo às agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar a homeostase.  Estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostase, levam o organismo a disparar um processo de adaptação para retornar a homeostase.

Leia Mais

Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar