As vantagens da dança na melhor idade

13 de Abril de 2019 - 09h32
Lucidio Gabbi Franco

São inúmeras as vantagens da dança em todas as fases da vida. Na maturidade, ela tem uma capacidade muito notável na redução do isolamento. Consequentemente, diminui os quadros depressivos.
Dançar melhora a flexibilidade, gerando renovação e equilíbrio, uma vez que diminui a rigidez das articulações e, com muita alegria, exercita o sistema muscular.

Além disso, provoca um bem estar emocional capaz de produzir, naturalmente, muitas das enzimas necessárias para o bom
desenvolvimento e sustentação do corpo. O idoso, ao participar de um grupo de dança, além de usufruir dos inúmeros benefícios através dos estímulos do movimento, encontra uma grande fonte de alegria, um espaço e tempo para desenvolver
um bem estar emocional positivo, onde a confiança e nova motivação pela vida tornam-se visíveis, e, com o passar do tempo, palpáveis. Ou seja, sentem que é possível pelo simples fato de estar em contato com os outros e passar menos tempo navegando em seu passado, normalmente remoendo sentimentos negativos.

Pessoas com experiências nesta área já o sabem. Canalizar a música e movimentar o corpo com determinados ritmosgeram sensações de muito bem estar que, por sua vez, criam e estabelecem sensações de prazer. O corpo, através da sua sabedoria, transforma este sentimento em antídoto, capaz de curar imensuráveis doenças. Em certas fases ou momentos da vida ela pode representar o legítimo despertar físico e emocional, aumentando a vitalidade e disposição, agregando muitos anos à vida.

Ultimamente, a prática de exercícios físicos vem ganhando espaço, uma técnica integrativa, voltada para a manutenção e saúde do corpo, razão pela qual vemos muitos homens e mulheres muito ativos em clubes e também nas academias, exercitando o corpo - inicialmente de forma tímida, e aos poucos com muita segurança, dispostos a fazer a sua parte para uma qualidade de vida maior. Esta atividade é uma extraordinária oportunidade para novas relações sociais e conexão com o
seu meio.

Envelhecer faz parte do ciclo da vida de todos nós. Entretanto, não quer dizer que ser visto como um declínio onde as aptidões do corpo e da mente são necessariamente diminuídas. Cada pessoa tem uma constituição genética e biológica diferente, e todo este composto tem suas peculiaridades. Portanto, estas associações são responsáveis por maior ou menor desempenho e interesse para as diversas áreas da vida. Para aqueles que têm uma explosão genuína menor, uma avaliação feita por um especialista em Microsemiótica Irídea poderá ser extremamente valiosa e facilitar muito a vida! Lembrando que todo o movimento corporal é sinônimo de saúde!



Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar