Desafios para uma vida plena livre de fatores estressantes

14 de Fevereiro de 2016 - 14h18
Helga Silva Dockhorn

Como o estresse é uma resposta fisiológica automática do organismo frente ao perigo iminente, real ou imaginário, que prepara o corpo para luta ou fuga, logo, podemos afirmar que ele integra o dia a dia das pessoas. Vivemos submetidos à ação de muitos agentes desencadeantes, tais como dificuldades financeiras, problemas no âmbito profissional, trânsito violento, criminalidade, conflitos, mortes, tragédias, tudo gera ansiedade, tristeza, desmotivação e causam muito mal à saúde. O estresse existe há tanto tempo quanto o homem. Nos tempos bíblicos, sacrifícios eram oferecidos para combatê-lo. Shakespeare referiu-se a ele com frequência. Na História, verificamos que muitas pessoas procuraram ajuda por meio de terapias (PERKINS, 1995).

A saúde e a doença são processos ativos influenciados pela harmonia ou desarmonia interior, estado de consciência, capacidade ou incapacidade de tirarmos vantagens das experiências. 

[...] a interdependência dos aspectos físicos, mentais e espirituais, associados aos fatores econômicos, sociais e culturais são determinantes dos níveis de saúde das pessoas [...] Tenho presente, por exemplo, que os problemas físicos geralmente aparecem em momentos de grande fragilidade interior ou quando as pessoas estão sem objetivos ou deprimidas. (DEJOURS, 1999, p.93).  

Por ser um sistema de defesa natural, de sobrevivência que o homem possui, precisamos aprender a conviver com ele. O grande desafio é desenvolver estratégias de enfrentamento que, permitam lidar com os fatores determinantes de forma adequada. O ser humano precisa ter consciência do estresse a que está submetido, identificar a causa e buscar intervenções preventivas através de terapias, lazer, meditação, relaxa-mento, yoga, atividades físicas ou alimentação correta. O estresse atinge todos os níveis sociais e apresenta sintomas específicos para cada indivíduo. Independente de crenças e convicções pessoais, um sonho comum a todos os seres humanos que vivem no planeta Terra, além de evoluir em suas capacidades e complexidades é alcançar a felicidade.

Então, devemos refletir sobre nossas escolhas, objetivos de vida, sempre focando com serenidade e sabedoria nas formas de amenizar o nível de ansiedade.  Na verdade todo ser humano precisa sentir-se valorizado, amado e sua vida necessita ter um significado. Neste contexto a análise da íris surge como uma ferramenta inovadora possibilitando uma vasta gama de ajuda para o ser em desequilíbrio, que necessita restabelecer a harmonia e elevar sua energia vital. Os resultados obtidos serão plenamente satisfatórios porque através do autoconhecimento será possível realizar intervenções, mudanças de hábitos visando à melhoria da qualidade de vida.

Desse modo, a pessoa poderá focar em que precisa melhorar para alcançar a plenitude humana e ser feliz. 

Referências Bibliográficas
PERKINS, John M. Viver sem estresse. 1. ed. São Paulo: Gente, 1995.
DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.



Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar