Como você pode ser tão livre?

16 de Março de 2018 - 09h15
Roselene Pereira

A origem da palavra, segundo os gregos, Eleutheria significava liberdade de movimento, referia-se há uma possibilidade de movimentar o corpo sem restrição externa ou coação. Já a palavra alemã, Freiheit , que tem sua origem histórica nos vocábulos freihals ou frihals, que deu a origem da palavra Freedom do inglês, significa "pescoço livre" (frei Hals), reportando aos grilhões que os escravos usavam no pescoço.

A palavra Libertas, de onde se originou do latim, significa "independência". No dicionário da língua portuguesa descreve como sendo " Nível de independência absoluto e legal de um indivíduo. Estado da pessoa que não está presa." Refletindo sobre seu significado, chego a conclusão do quão difícil é essa tal liberdade que todos nós desejamos, já que todos nós passamos por experiências não agradáveis que geram traumas e/ou culpa durante nossa existência, e que quando lembramos ainda nos machucam e nos aprisionam.

As palavras-chave para nos sentirmos livres são perdão e gratidão. Praticar o perdão, e principalmente o autoperdão, gerar a abertura dos grilhões e os pesos que carregamos na bagagem da vida. Sair do estado de vítima e escolher agradecer gera em nós uma leveza, pois esse evento me tornou esse ser forte, digno e mais solidário a dor humana. Em diversas épocas pensadores e filósofos deram sua contribuição para descrever a respeito da liberdade, mas a frase de Jean-Paul Sartre nos ajuda a ter essa visão que a sua vida é resultado de sua escolha: "Liberdade é o que você faz com o aquilo que aconteceu com você."

Na microsemiótica iridea podemos ressignificar os traumas com a terapia Ager e o floral Portal do Tempo, para gerar seres humanos livres do passado e mais felizes no momento presente e tendo assim, a liberdade de ser a melhor versão de você mesmo, manifestando os distintos aspectos da sua essência.



Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar