Rivotril - Reflexo da nossa atual sociedade

10 de Fevereiro de 2018 - 17h10
Renar Francioni Pacheco

Se existe um medicamento que representa muito bem nossa atual sociedade, esse é o Rivotril, conhecido também como Clonazepam. Pertencente a classe dos Benzodiazepínicos, essa droga que age diretamente no sistema nervoso central, deprimindo a sua atividade e reduzindo a ansiedade. De maneira simples, o Rivotril atua em um receptor que faz o corpo ficar mais sonolento, diminuindo a excitação e a frequência cardíaca, sendo indicado para ansiedade, insônia, crises convulsivas e síndrome do pânico.

A utilização do Rivotril, quando necessária, é segura e pode prevenir uma séria de ocasiões indesejadas para o paciente, melhorando de fato sua qualidade de vida. Por isso, é muito importante uma avaliação com uma anamnese adequada para sua prescrição. Agora, quando utilizado indiscriminadamente e sem necessidade, seus efeitos colaterais podem ser desproporcionais. O principal, para mim, é o fato dele ser uma “bengala” para o paciente, impedindo-o de confrontar de maneira real seus problemas, mas quero citar 3 efeitos colaterais que realmente vão fazer você pensar duas vezes antes de utiliza-lo:

O Rivotril pode aumentar o risco de comportamentos e pensamentos suicidas. Cerca de 1 em 500 pessoas que fazem sua utilização desenvolvem pensamentos suicidas na primeira semana com o medicamento. A presença de depressão em pacientes que utilizam Rivotril é realmente alarmante. Sendo fundamental um ajuste rápido da dose ou interrupção do medicamento.

O Rivotril leva a sensibilização do neurotransmissor GABA, podem provocar forte dependência no paciente. Dessas forma, o processo de retirada pode ser muito difícil.

Quero deixar claro que não sou contra a utilização desse medicamento. Apenas digo que existem outras formas de tratamentos, menos agressivos, que devem ser tentados antes de se chegar a esse medicamento.



Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar