A íris e o cérebro, a combinação perfeita!

23 de Novembro de 2017 - 10h32

O espirito e a ciência são duas grandes abordagens pelas quais a humanidade busca a verdade. Ambas procuram a verdade sobre nós e o nosso Universo bem como buscamos respostas para perguntas. A vida é uma grande viagem que começa no exato momento da concepção.

Todos nós, começamos a vida com uma única célula que vem acompanhada de com um conjunto de normas ou informações herdadas do pai da mãe... Herdamos tambem às informações de outros ancestrais como avós, bisavós e assim por diante, até a sexta geração, com matéria prima de mais de cem pessoas.

À medida que a célula se multiplica, as referências herdadas moldam e organizam seus trilhões de fi lhotes nos tecidos e órgão que formam um ser humano identifi cável. São produzidos ossos e músculos que sustentam e movimentam o ser, a pele que cobre o corpo e, claro, todos os recursos para gerar e sustentar a vida. Para muitos de nós o interior do corpo humano é um mistério. É curioso que os homens tenham explorado o fundo dos oceanos, os satélites dos planetas e desenvolvido todo o tipo de tecnologia, mas ainda estão na escuridão quanto a real capacidade no cérebro. A descoberta do RX em 1895 tornou possível fazer imagens do corpo. Através de imagens foi possível conhecer a incrível maquina que é o ser humano. Nosso corpo é composto de trilhões de unidades microscópicas vivas chamadas células. Tem diferentes formas, tamanhos e aparências e trabalham em conjunto para que tudo dentro da gente seja perfeito!

Embora minúsculas estas partículas desempenhem um trabalho surpreendente, poderíamos dizer que a cada sessenta segundos, acontece um verdadeiro milagre dentro de todo organismo. Cerca de 5 milhões de células, incluindo 2 milhões de células do sangue, morrem e são substituídas a cada minuto. Todo o nosso corpo, contém os mecanismos necessários para a operação de todo esse processo. As instruções para o perfeito funcionamento da maquina humana, estão contidos em 46 cromossomos localizados no núcleo de cada célula. Quando a célula se divide para crescimento ou substituição, os cromossomos são copiados precisamente de modo que cada célula tenha exatamente os mesmos genes.

Cada cromossomo dentro do núcleo é composto de uma longa molécula chamada de DNA, segmentos de DNA, chamados genes, contem as receitas para produzir proteínas usadas como enzimas para controlar reações químicas como mensageiros químicos chamados hormônios e, muitas outras funções. O projeto genoma humano mostrou que a cerca de 20 mil genes em cada conjunto de 23 cromossomos. Genes herdados de nossos ancestrais, controlam nossas características físicas como cor dos olhos, cabelos, pele e outras. Como muitos outros genes, a cor dos olhos tem diferentes versões, ou alelos, que produzem variações destas características. Isso explica porque crianças podem ter olhos azuis, verdes ou castanhos.

Os olhos conseguem distinguir ate 10 milhões de cores diferentes. São trilhas cerebrais. A visão nos da uma clara interpretação do que nos cerca. A luz é detectada pelos olhos, órgãos complexos que contem 70%dos receptores sensórios do corpo.

Os sinais dos olhos são interpretados pelo cérebro, este, produz as imagens tridimensionais dos movimentos. Os olhos são o espelho da alma! Em nossos olhos esta o mapa da nossa vida!



Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar