Ansiedade Social ou Fobia Social

28 de Março de 2017 - 11h15

A Ansiedade social é um transtorno que se manifesta através de medos sem justificativa e surge quando a pessoa se depara com situações socialmente temidas, que procura evitar, gerando grande ansiedade; quando não consegue, tem forte sensação de que está sendo julgada e rotulada como fraca, burra, feia, gorda, magra e assim por diante, e acaba se isolando.

Quem sofre de ansiedade social, tende a ser perfeccionista, pois está muito preocupado com a opinião alheia, e por medo da crítica, tende a assumir excesso de responsabilidade, atingindo elevado grau de determinação, buscando ser o melhor no que faz, e essa preocupação com a opinião alheia, leva a ansiedade antecipatória.

A raiz da ansiedade social está na autoestima. A autoestima é imagem que fazemos de nós mesmos; é o que pensamos a nosso respeito. Quando a pessoa mede seu valor através da aceitação alheia, é sinal de que há problemas com sua autoestima, pois o medo da crítica e de não ser aceito, modifica a imagem que faz de si mesmo, tornando a autoimagem deturpada e terminando por viver uma vida de desencanto por acreditar ter menor valor do que os outros. Durante a formação da personalidade, são recebidos muitos castigos, críticas, violência psíquica ou física, que acarretaram uma espécie de amnésia de identidade. A luta para ser aceito, faz com que direcione a atenção para a vida social, medindo seu valor pelo que tem ou faz e não pelo que é, e eis a questão conflitante envolvendo o ser humano: a crença de que é necessário ser mais e melhor para ser aceito pelos outros ao mesmo tempo em que não aceita a si mesmo.  Quando a pessoa se depara com algo que não gosta, ou aprendeu a rejeitar em si mesma, imagina que todas as pessoas sabem o que se passa consigo, e teme ser julgada, por constatar a própria “imperfeição”. È necessário compreender que existem aspectos puramente humanos que simplesmente não podem ser extirpados ou reprimidos, mas sim compreendidos e transcendidos por meio de profunda reflexão e isso cria condições para evoluirmos cada vez mais.  Tentar reprimir aspectos puramente humanos é o mesmo que colocar um pesado manto de chumbo sobre os ombros, através de comportamentos que não são seus.

Procure lembrar que você é perfeito, do seu jeito especial de ser. Em todo planeta ninguém é igual a você. Dúvida? Tente encontrar uma impressão digital ou Iris dos olhos iguais aos seus. Não existem  iguais, portanto, você é único. Não há, e nem haverá, alguém igual a você, o que torna você  uma raridade.

Reconheça o seu valor, aceite-se em sua inteireza, com seu lado bom e ruim. Isso é o que faz você especial. Tenho encontrado muitas pessoas que deixaram sua autoestima por vários motivos, e sempre envolvem os relacionamentos humanos. Pessoas que buscam fazer tudo o que podem pelos outros para conseguir um pouquinho que seja de amor e valorização. Acontece que nós recebemos das pessoas a mesma valorização e amor que damos a nós mesmos. De nada adianta valorizar e amar mais aos outros do que a nós mesmos, pois é impossível dar algo que não tem. Como alguém pode valorizar e amar outras pessoas se não valoriza e ama a si mesmo? Se você aprende a arte da autoestima, naturalmente irá receber mais e mais motivos para amar. Amor é uma delicada fragrância que quanto mais você tem, mais você dá, e quanto mais você dá, mais você tem.

Aprendendo a amar-se de verdade, você descobrirá que não tem nada a provar para ninguém, que você pode ser você mesmo, com seus altos e baixos, com seus acertos e erros. Certamente irá descobrir que ninguém é “perfeito”, e que todos tem seu lado obscuro.

Evite a autocrítica, pratique a autoaceitação, o amor próprio, e irá sentir-se livre para estar entre as pessoas sem medo de ser que é independente do que possam pensar de você.

Vários recursos terapêuticos estão disponíveis para ajudar quem sofre de ansiedade social, os quais podemos citar a psicoterapia, a terapia floral, a hipnose, a PNL etc.

Atualmente está à nossa disposição a Terapia Flor de Íris que é um recurso valioso e eficaz para o tratamento de ansiedade social. Em minha prática clínica como psicoterapeuta e Microseometista Irídeo, posso afirmar que a recomendação dos florais Portal do Tempo e Proteção e Equilíbrio, somados ao uso das OPI (trata o terreno genético), promovem significativa melhora no quadro da pessoa que sofre de ansiedade social.

Tenho observado que o procedimento psicoterápico em associação com a Terapia Flor de Íris, promove em pouquíssimo tempo, mais confiança, mais alegria e mais ousadia, e maior capacidade de tomar decisões, atributos fundamentais para todos os que querem evoluir na vida e alcançar seus objetivos. Superar o medo é a maior realização de todos nós e para a pessoa que sofre de fobia social, isso significa realizar seu grande ato heroico na vida.



Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar