Stress e suas ações sobre os seres humanos

20 de Janeiro de 2016 - 17h50
Rafael Azambuja Gonçalves

STRESS”: Uso do termo “stress” foi usado para definir as tensões experimentadas pelos organismos vivos em sua luta para se adaptar aos ambientes em constante mudança. Uma das maiores descobertas de Selye foi que o hormônio do estresse, o Cortisol, tinha um efeito a longo prazo sobre o coração de ratos. O cortisol é considerado como o maior responsável na conexão estresse-doença, apesar de ele ter uma função importante na nossa luta contra as ameaças.

Conjunto de reações do organismo às agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar a homeostase.  Estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostase, levam o organismo a disparar um processo de adaptação para retornar a homeostase.

FATOR ESTRESSOR – Natureza -> Emocional, Ambiental, Biologia e Física.
Situações Mais Estressantes - %: Morte do cônjuge 100%/Divórcio 73%/Prisão 63%/Separação Conjugal 63%/Morte de ente querido 60%/Acidente, doença ou incapacidade 60%/Casamento 50%/Desemprego 47%/Reconciliação conjugal 45%/ entre outros.

O Fenômeno do Calcanhar de Aquilis : O individuo sofre o colapso no seu ponto mais fraco: Doença Cardíaca, Cefaléia, dor nas costas, depressão.

Tipos de Estresse:  Agudo, Crônico, Pós Traumático, Síndrome de Burnout .
Estresse Agudo = Situação eventual (susto) Estresse Crônico = Situação continuada (bullyng, doença de ente querido, Casamento) Estresse Pós Traumático =  Abuso infantil, violência doméstica, guerras, catástrofes, pressão no trabalho, assédio sexual...
Stress =  Esgotamento pessoal que interfere na vida do individuo,  mas não necessariamente na relação com o  trabalho.
Burnot = Síndrome que envolve atitudes e condutas negativas com os colegas, clientes, a organização e o trabalho (tarefas).

Quando o corpo está sob estresse crônico, a pregnenolona, o precursor de todos os outros hormônios esteróides, é desviada para produzir o cortisol (conhecido roubo do cortisol). Isso ocorre em detrimento de todos os outros hormônios esteróides (tais como DHEA e seu metabólitos, incluindo progesterona, testosterona e os estrógenos). A pregnenolona desviada para cortisol, diminui a produção do DHEA, indicando o início do esgotamento. O resultado é uma elevada relação entre DHEA  e o Cortisol.

A duração de horas-luz, ciclo de alimentação, horas de sono e o estresse determinam o ritmo circadiano que envolve a liberação do CRH. Em geral a produção de glicocorticóides é maior pela manhã e menor à tarde e à noite, elevando-se novamente durante o sono. Podemos observar e entender que tudo que passamos, que sentimos como algo estressor, nosso corpo se move em funcionamento de segurança, porém se não tivermos um entendimento a curto prazo teremos um saldo a ser reinterpretado. 

Nós Microseometistas Irídeos, aprendemos a avaliar o tempo oportuno de cada pessoa, onde observamos pela íris os momentos ou os tempos mais estressores já vivida por esta pessoa; e utilizando a técnica fidedignamente damos a oportunidade da reinterpretação dos eventos traumáticos, restabelecendo o pleno funcionamento do seu sistema neural, com o equilíbrio das substâncias citadas. Assim poderemos proporcionar uma melhor qualidade de vida, para seguirem o seu caminho, mais fortes, confiantes, conscientes, equilibrados, com o melhor domínio de seus atos e ações. ? A busca do entendimento dos seres humanos.!

Rafael Azambuja Gonçalves? - Terapeuta em Microsemiótica Iridea? - Terapia Flor de íris



Compartilhar

Acesso Restrito para Assinantes

Por favor, informe seu e-mail e sua senha para acessar a revista digital.

Acesse Grátis a
1º Edição da Revista Portal Natural

Informe seu e-mail abaixo e acesse agora a primeira edição completa.

Fechar